quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Mobile Learning


M-learning (mobile learning) é o campo de pesquisa que investiga como os dispositivos móveis podem contribuir para a aprendizagem.  A questão chave é a possibilidade de aprender em qualquer lugar, aproveitando o tempo disponível. A favor dessa proposta, são destacados aspectos como interatividade, mobilidade, aprendizagens em contextos reais e práticas de trabalho em equipe.

Os dispositivos móveis (celulares, tablets, entre outros) estão em rápida evolução tecnológica e apresentam recursos cada vez mais favoráveis ao uso educacional.  É possível utilizar aplicativos educacionais diversos, realizar pesquisas, acessar ambientes virtuais de aprendizagem, filmar, fotografar, entre outras ações.
Certamente, não se defende o uso exclusivo desses dispostivos, mas sim a visão de que os mesmos apresentam potencialidades que podem ser bem aproveitadas pedagogicamente.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Ferramentas do Google Drive




Google Drive é um serviço de armazenamento, sincronização e compartilhamento de arquivos on-line, apresentado pelo Google, em 24 de abril de 2012. Ele abriga o antigo Google Docs, que,por meio de um leque de aplicações de produtividade, oferece a edição de folhas de cálculo, apresentações, e muito mais.


Tipos de Arquivos do Google Drive

Ele é composto de Editor de Texto, Apresentação, Planilha, Formulário e Desenho. As ferramentas possuem a maior parte das funcionalidades encontradas em programas como o Office e algumas particularidades que você só ira encontrar nele.


Documento de Texto do Drive

Vantagens de se utilizar a ferramenta: seus arquivos ficarão seguros, de modo que ninguém terá acesso a ele sem saber a sua senha da conta do Google;  Não há risco de perder seus arquivos por problemas em computadores, pen drive e cds, pois seus arquivos ficam guardados na Internet e se você perder os arquivos locais, bastará apenas baixá-los novamente.

O Google Docs também possui a versão Desktop , por meio da qual é possível organizar a sincronização de arquivos entre o seu computador (PC) e a versão web do Drive. O aplicativo é baixado no próprio site do Drive.

Recentemente, a Google implementou um recurso no qual você pode integrar os serviços do Drive, podendo trabalhar com documentos "on-line" mesmo estando desconectado da internet. Segundo o blog oficial do Google Docs, a experiencia de trabalho foi aprimorada permitindo exibir arquivos disponíveis no modo Off-line.

Através desse aplicativo as práticas de ensino e aprendizagem ganharam um aliado de peso com a computação em nuvem. O fato de que arquivos e documentos podem ser acessados de qualquer lugar através de PC(Computadores Pessoais) e dispositivos móveis criou uma dinâmica para as atividades educacionais , criando mecanismos que incentivam a colaboração.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Computação em Nuvens






Quando se fala em computação nas nuvens (do inglês “cloud computing”) , fala-se na possibilidade de acessar arquivos e executar diferentes tarefas pela internet. Quer dizer, você não precisa instalar aplicativos no seu computador para tudo, pois pode acessar diferentes serviços online para fazer o que precisa, já que os dados não se encontram em um computador específico, mas sim em uma rede.


Uma vez devidamente conectado ao serviço online, é possível desfrutar suas ferramentas e salvar todo o trabalho que for feito para acessá-lo depois de qualquer lugar — é justamente por isso que o seu computador estará nas nuvens, pois você poderá acessar os aplicativos a partir de qualquer computador que tenha acesso à internet.

Basta pensar que, a partir de uma conexão com a internet, você pode acessar um servidor capaz de executar o aplicativo desejado, que pode ser desde um processador de textos até mesmo um jogo ou um pesado editor de vídeos. Enquanto os servidores executam um programa ou acessam uma determinada informação, o seu computador precisa apenas do monitor e dos periféricos para que você interaja.

Um exemplo perfeito de computação em nuvens é o Google Docs (Drive), que possui ferramentas no estilo Office, com as quais você pode acessar um  processador de textos, uma ferramenta para planilhas e até mesmo criar e visualizar apresentações de slides.


As vantagens de tal método de armazenamento são muitas para o usuário. Afinal, além de dispensar o download de documentos para poder utilizá-los corretamente, o acesso a eles depende exclusivamente de uma conexão com a internet e, no máximo, de um registro em algum endereço específico.

Ao guardar os arquivos em servidores com espaço virtualmente ilimitado (e que cresce a cada dia), a nuvem libera espaço no disco rígido do usuário e evita problemas decorrentes da falta de backups. Enquanto um usuário normal nem sempre se lembra de fazer cópias de segurança de seus arquivos, estas são estabelecidas de forma automática nos servidores dos serviços baseados na nuvem – até mesmo como uma forma de continuar oferecendo acesso a elas, caso alguma unidade de armazenamento utilizada apresente problemas.



quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

MOOC -Massive Open Online Course


Pessoas de todo o mundo já entenderam que para se destacar no mercado de trabalho, na economia moderna, é preciso que a capacidade de pensar, raciocinar, calcular e produzir seja mais desenvolvida do que nunca.

A procura por conhecimento atingiu ao um alto nível e tem por tendência aumentar. Segundo pesquisas feitas no Estados Unidos, a dívida do credito educativo é estimada em 1 Trilhão de Dólares.

Com base nesses paradigmas, surgiram diversas iniciativas, pagas ou gratuitas, que têm como objetivo atingir parte da sociedade que muitas vezes não consegue ser atendida pela educação.

Com base nesse raciocínio, grandes instituições acadêmicas americanas e grandes elites universitarias como MIT, Harvard , Princeton, Stanford, entre outras, estão se unindo para criar plataformas de cursos a distância para as massas, conhecidos como MOOC (Massive Open Online Course). Cerca de 219 cursos de nível universitário on-line foram abertos gratuitamente, em 2011.

Um MOOC é um curso on-line que visa o acesso em grande escala de participação e de forma aberta por meio da Web.

A origem dos MOOCs é o sentido de cooperação, de modo que, além de utilizar conteúdos já disponíveis gratuitamente na Web, a parte produzida é compartilhada pelos próprios participantes com post em blogs e fóruns de discussão.

Segundo McAuley, Stewart, Siemens e Cormier, em  Massive open online courses: digital ways of knowing and learning, o MOOC se constrói pelo envolvimento ativo dos alunos que auto-organizam sua participação em função de seus objetivos de aprendizagem, conhecimentos prévios e interesses comuns. Dessa forma possuem pouca estrutura quando comparado com cursos normais, que já começam com o conteúdo e as atividades prontas.

Sendo assim, os MOOCs redefinem a estrutura do curso, uma vez que a responsabilidade de ensino não se encontra somente nas "mãos" do professor, sendo distribuída por toda classe.

Isso tudo possibilita uma educação on-line interativa e colaborativa, com basto custo e em larga escala, o que para muitos parecia impossível.

Mas, há também muitos problemas e desafios a serem superados, como a falta de estrutura e objetivos de aprendizagem, o que pode gerar, por exemplo, um sentimento de falta de orientação. 

No Brasil, o MOOC foi dinamizado por Paulo Simões (Portugal) e João Mattar (Brasil), no dia 15/10/2012, quando foi iniciado oficialmente o primeiro Massive Open Online Course (MOOC) em língua portuguesa, o MOOC EaD. 


O MOOC EaD é apoiado pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD), da PUC-SP, e pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). 



Para outras informações acesse: joaomattar.com/blog/2012/03/24/mooc/







quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

XI Encontro Nacional de Educação Matemática



                              Para mais informações acesse :  http://enem2013.pucpr.br/

Por uma nova forma de ensinar


Não existe um modelo padrão de ensino. Cada escola deve se organizar para atender seus alunos. Quem defende a ideia é o educador José Pacheco que , por mais de 30 anos, dirigiu a inovadora Escola da Ponte , em Portugal , onde o aprendizado é pautado pela confiança entre estudante e professor: não há sala de aulas tradicionais , grade curricular ou provas. Os bons resultados da instituição dão a Pacheco autoridade para questionar o método de ensino atual. Na era das redes sociais,  ele defende o compartilhamento do conteúdo escolar pelos alunos, levando a uma construção coletiva do saber. O educador também classifica como "miserável" a formação dos professores no Brasil. 


— Nada acontece de diferente quando a teoria antecede a prática. É preciso uma ruptura com os modelos convencionais, em busca de uma nova escola, que se organize em torno dos valores que unem as pessoas atendidas. A escola não é um edifício, mas um espaço social — comenta o português, que participará do Conecta, evento sobre novas tecnologias e educação, que ocorre quarta e quinta-feira, no Rio.


   José Pacheco é um dos idealizadores da Escola da Ponte, na pequena Vila das Aves, a 30 quilômetros do Porto. Na instituição, os alunos se agrupam de acordo com sua área de interesse. Não há divisão por séries. Monitorados por professores, o estudante faz seu plano de metas baseado no conteúdo sugerido pelo Ministério da Educação. A metodologia ganhou fama global. Encantado, o escritor e educador Rubem Alves escreveu trabalhos como “A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir” (2003).



O educador português José Pacheco