segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Base Nacional Comum Curricular - BNC

     Especialistas de todo o país, professores da Educação Básica, pesquisadores de Universidades brasileiras elaboraram a proposta preliminar da Base Nacional Comum Curricular (BNC), que o MEC disponibilizou para discussão, no portal da BNC.
  Este portal disponibiliza três canais de participação, um é dedicado às organizações, profissionais da área Científica em especial; outro às redes de Educação Básica, municipal e estadual e, por fim, um canal de participação aberta a todos os indivíduos que queiram manifestar sua opinião e sugerir alterações no projeto preliminar. O público poderá opinar até o dia 15 de dezembro de 2015. Após essa data, será gerada uma proposta final a ser encaminhada ao Conselho Nacional de Educação.
  A Base Nacional Comum Curricular (BNC) especificará os conhecimentos essenciais aos quais os estudantes brasileiros têm o direito de ter acesso e de se apropriar durante sua trajetória na Educação Básica, ano a ano, desde o ingresso na Creche até o final do Ensino Médio. Com ela os sistemas educacionais, as escolas e os professores terão um importante instrumento de gestão pedagógica e as famílias poderão participar e acompanhar mais de perto a vida escolar de seus filhos. Com a Base Nacional Comum, ficará claro para todos quais são os elementos fundamentais que precisam ser ensinados nas Áreas de Conhecimento: na Matemática, nas Linguagens e nas Ciências da Natureza e Humanas.
  A Base é parte do Currículo e orienta a formulação do projeto Político-Pedagógico das escolas.
   Para contribuir com o projeto preliminar,  é preciso realizar o cadastro no site (link abaixo). A seguir, deve-se clicar no botão "Contribua / Adesão" para ter acesso a todo o conteúdo da Base Nacional Comum Curricular, deixando a sua contribuição.
Site para Cadastro: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/cadastro

Nenhum comentário:

Postar um comentário