segunda-feira, 23 de março de 2015

Ensino de programação em escolas

  Segundo o artigo de Luciana Alvarez "Ensino de programação é aposta de colégios em todo o mundo", publicado pela revistaeducação.uol.com.br, o ensino da disciplina Linguagem de Programação desde o Fundamental ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade dos alunos, além de facilitar o aprendizado de disciplinas como o Português e a Matemática.
  O artigo afirma que cada vez mais as instituições passaram a enveredar por um caminho diferente e a integrar em seus currículos o ensino de alguma forma de programação. Esse tipo de aprendizado permite que os alunos sejam não apenas consumidores de tecnologia, mas também produtores. Os defensores do ensino de programação, que têm aumentado em escala global, argumentam que o aprendizado dessa linguagem ajuda na autonomia na resolução de problemas, incentiva o trabalho colaborativo e aumenta a capacidade de pensar de forma sistematizada e criativa. No entanto, a escola deve promover esse tipo de conhecimento de forma contextualizada.
  Para os educadores, a programação deve ser oferecida de forma ampla, tanto para alunos das redes públicas como das particulares. Nesse sentido, há plataformas on-line gratuitas disponibilizadas em português como o Scratch, a Khan Academy, Codecademy e Code.org.


Nenhum comentário:

Postar um comentário