segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Gamificação, o virtual no real

     Percebendo a necessidade de inovação e o uso de ferramentas tecnológicas como soluções de problemas,  surge o termo gamificação, que  corresponde ao uso de mecanismos de jogos orientados ao objetivo de resolver problemas práticos ou de despertar engajamento entre um público específico. Com frequência cada vez maior, esse conjunto de técnicas tem sido aplicado por empresas e entidades de diversos segmentos como alternativas às abordagens tradicionais, sobretudo no que se refere a encorajar pessoas a adotarem determinados comportamentos, a familiarizarem-se com novas tecnologias, a agilizar seus processos de aprendizado ou de treinamento e a tornar mais agradáveis tarefas consideradas tediosas ou repetitivas. Aderindo a gamificação,  inúmeras aplicações foram lançadas, em áreas como finanças, saúde, educação, sustentabilidade, noticias e entretenimento. Um exemplo da gamificação na educação é  o "Geekie Games – O Desafio do Enem".

Artigos: http://bit.ly/1BG7ZUI
            http://bit.ly/1sY70MQ




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