A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) divulgou a Pesquisa brasileira de Mídia 2015, retratando os hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Os dados mostraram que a televisão segue
como o meio de comunicação predominante e que o
brasileiro gasta cerca de cinco horas do seu dia conectado
à internet. Os jornais são os veículos
mais confiáveis.
A pesquisa foi dividida em sete capítulos. No primeiro e segundo, respectivamente, são disponibilizadas informações sobre os motivos,
a frequência, os ciclos horários, a intensidade,
as plataformas e as formas de uso concomitantes
do uso da televisão e do rádio (segundo meio de comunicação mais utilizado). A pesquisa mostra que 95% dos entrevistados afirmaram ver TV, sendo que 73% têm o hábito de assistir diariamente.
O terceiro capítulo é destinado ao uso da internet, trazendo as formas de uso concomitantes,
redes sociais e programas de trocas de
mensagens instantâneas, além do uso para realizar serviços públicos e se comunicar
com os governos. Também são apresentadas as
razões pelas quais as pessoas não utilizam a internet. 48% dos brasileiros usam internet. O uso de telefones celulares para acessar a internet já compete com o uso por meio de computadores ou notebooks. Entre os internautas, 92% estão conectados por meio de redes sociais, sendo as mais utilizadas o Facebook (83%), o Whatsapp (58%) e o Youtube (17%), Instagram (12%) e Google+ (8%). O Twitter, foi mencionado por apenas 5% dos entrevistados.
O quarto capítulo é um levantamento sobre o jornal, disponibilizando informações sobre os motivos, a frequência,
os cadernos, os dias da semana, as plataformas
e as formas de uso concomitante desse meio de
comunicação. É mencionado que o jornal é a fonte de informação mais confiável.
No quinto capítulo, são apresentados os principais resultados
para as revistas, em especial os dados
sobre os motivos, a frequência, as plataformas
e as formas de uso concomitante desse meio de
comunicação.
O sexto capítulo mostra o nível de confiança do brasileiro nas informações que cada meio de comunicação transmite.
Por último, a pesquisa focalizou os veículos públicos e
estatais do Governo Federal nos diversos meios
de comunicação, como TV Brasil, NBR, A voz do Brasil, Portal do Brasil, site do Palácio do Planalto, Blog do Planalto, programa de rádio Café com a Presidenta e coluna com a Presidenta.
Pesquisa: http://bit.ly/1FAvjZC
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