PTCE
PROGRAMA
PROGRAMA
TECNOLOGIA - COMUNICAÇÃO - EDUCAÇÃO
Instituto Federal Fluminense Campus
Campos-Centro
Frente às exigências educacionais
contemporâneas e à necessidade de articular avanços tecnológicos, arranjos
produtivos sociais e culturais, qualificação profissional e educação sob a
perspectiva da qualidade cognitiva dos processos de ensino e aprendizagem, o Programa Tecnologia-Comunicação-Educação (PTCE) visa à apropriação, em níveis
distintos, das tecnologias digitais, por parte dos professores e estudantes, em
sua tarefa educativa de reordenação e reestruturação comunicativa, tendo sempre
como fim uma educação inclusiva e emancipatória.
O programa consiste
na reconfiguração da ação e da comunicação dos atores sociais (professores e
estudantes) que ocorrem nos ambientes de aprendizagens do IF Fluminense Campus
Campos-Centro, como forma de elevar em escala o trabalho educativo.
As mudanças
estruturais nos ambientes de aprendizagem com adoção de um ambientes virtuais de aprendizagem (Moodle) e salas equipadas com TV LCD de 42 polegadas,
notebook para cada professor, Internet sem-fio aberta, além da futura climatização
desses ambientes, trazem em si a perspectiva de transformar o ambiente de
forma favorável ao cotidiano escolar. Entretanto, mais que uma simples
disponibilização de recursos, essa iniciativa sinaliza para uma mudança de
paradigma; sinaliza para uma outra relação espaço-temporal nos processos de
aprender e na rotina escolar e, principalmente, reacende uma profícua discussão
pedagógica no interior da escola.
Pesquisa
realizada junto aos professores, em 2010, mostrou que 90% dos professores do campus já
utilizavam tecnologias digitais para a preparação de aulas, mas 40% apenas as utilizavam em sala de aula. Esses dados levaram a considerar que há interesse constante por parte desses professores em
aperfeiçoar seu trabalho, mas faltava-lhes ainda uma estrutura pedagógica e tecnológica para que esses recursos fossem utilizados de forma apropriada.
A discussão a
respeito da contribuição das tecnologias digitais no
processo educativo deve atingir todos os níveis e modalidades de ensino na
instituição, entretanto, ganha um valor exponencial nas licenciaturas, uma vez
que a formação de profissionais da educação se enriquece desta prática, da
inserção de novas metodologias em seu fazer cotidiano[1].
Em suma, o que se pretende enquanto instituição é uma mudança pedagógica de tal porte reconfiguradora da dinâmica institucional como um todo, de modo que o acesso ao conhecimento não encontre mais barreiras de qualquer natureza.
Em suma, o que se pretende enquanto instituição é uma mudança pedagógica de tal porte reconfiguradora da dinâmica institucional como um todo, de modo que o acesso ao conhecimento não encontre mais barreiras de qualquer natureza.
O projeto procede dos seguintes considerandos:
- a
constante necessidade de os profissionais pensarem a sua prática, buscando
novas metodologias de ensino, considerando-se que o conhecimento é construído
na interação e de maneira colaborativa, no sentido da elevação da qualidade dos
processos formativos;
-
a necessidade de compreender melhor como as tecnologias digitais interferem no processo de representação mental dos sujeitos,
e em que medida a escola pode utilizar-se dessas tecnologias, enquanto elemento potencializador e
articulador das ações educativas;
- a possibilidade de discutir o processo de construção do
conhecimento nas diferentes fases da vida humana, bem como a percepção de que o
pensamento crítico deve
se constituir como eixo fundante do processo de aprender;
- a ampliação de mecanismos de educação não presencial
com as tecnologias digitais, para atender muitos estudantes trabalhadores que abandonam seus
cursos face às dificuldades que a rígida estrutura curricular tem apresentado;
- a possibilidade de o IF Fluminense Campus Campos-Centro atuar como centro de discussão no campo das das tecnologias digitais e sua importância na formação dos sujeitos e
os processos de aprendizagem;
- o compromisso dos institutos com a formação pedagógica
e a elevação da qualidade da educação pública.
Planejamento Estratégico
O projeto baseia-se, prioritariamente, nos seguintes
tópicos da Lei 11.892, de
29 de dezembro de 2008, seção II, das Finalidades e Características dos
Institutos Federais, “II - desenvolver a
educação profissional e tecnológica como processo educativo e investigativo de
geração e adaptação de soluções técnicas e tecnológicas às demandas sociais e
peculiaridades regionais; VIII - realizar e estimular a pesquisa aplicada, a produção
cultural, o empreendedorismo, o cooperativismo e o desenvolvimento científico e
tecnológico”; e do Termo de Metas do IF Fluminense: o compromisso “com
a formação de professores e a implementação de ações em favor da melhoria da
educação básica”; a
responsabilidade “em estabelecer sintonia
com outras esferas do poder público e da sociedade, na construção de um projeto
mais amplo para a educação pública” e lutar para mudar a realidade na perspectiva de uma nação mais
igualitária, justa e soberana.
Jefferson Manhães de Azevedo
Diretor Geral
Campus Campos-Centro
[1] Embora a discussão seja abrangente e deva ser de interesse de todos os
profissionais da educação do campus,
as licenciaturas, por razões intrínsecas pertinentes ao tema, terão uma participação mais direta e intensa nos
trabalhos a serem desenvolvidos, uma vez que os licenciandos podem
intensificar o diálogo com as escolas locais, irradiando o trabalho em escalas.