quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Pesquisa brasileira de mídia 2015

        A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM) divulgou a Pesquisa brasileira de Mídia 2015, retratando os hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Os dados mostraram que a televisão segue como o meio de comunicação predominante e que o brasileiro gasta cerca de cinco horas do seu dia conectado à internet. Os jornais são os veículos mais confiáveis.
   A pesquisa foi dividida em sete capítulos. No primeiro e segundo, respectivamente, são disponibilizadas informações sobre os motivos, a frequência, os ciclos horários, a intensidade, as plataformas e as formas de uso concomitantes do uso da televisão e do rádio (segundo meio de comunicação mais utilizado). A pesquisa mostra que 95% dos entrevistados afirmaram ver TV, sendo que 73% têm o hábito de assistir diariamente.
    O terceiro capítulo é destinado ao uso da internet, trazendo as formas de uso concomitantes, redes sociais e programas de trocas de mensagens instantâneas, além do uso para realizar serviços públicos e se comunicar com os governos. Também são apresentadas as razões pelas quais as pessoas não utilizam a internet.  48% dos brasileiros usam internet. O uso de telefones celulares para acessar a internet já compete com o uso por meio de computadores ou notebooks. Entre os internautas, 92% estão conectados por meio de redes sociais, sendo as mais utilizadas o Facebook (83%), o Whatsapp (58%) e o Youtube (17%), Instagram (12%) e Google+ (8%). O Twitter, foi mencionado por apenas 5% dos entrevistados.
   O quarto capítulo é um levantamento sobre o jornal, disponibilizando informações sobre os motivos, a frequência, os cadernos, os dias da semana, as plataformas e as formas de uso concomitante desse meio de comunicação. É mencionado que o jornal é a fonte de informação mais confiável.
    No quinto capítulo, são apresentados os principais resultados para as revistas, em especial os dados sobre os motivos, a frequência, as plataformas e as formas de uso concomitante desse meio de comunicação.
      O sexto capítulo mostra o nível de confiança do brasileiro nas informações que cada meio de comunicação transmite.
     Por último, a pesquisa focalizou os veículos públicos e estatais do Governo Federal nos diversos meios de comunicação, como TV Brasil, NBR, A voz do Brasil, Portal do Brasil, site do Palácio do Planalto, Blog do Planalto, programa de rádio Café com a Presidenta e coluna com a Presidenta. 

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