segunda-feira, 18 de maio de 2015

Games e Gamificação na Educação

  A gamificação é um fenômeno emergente, que deriva diretamente da popularidade dos games e da potencialidade destes para motivar ações, gerar soluções de problemas e contribuir para aprendizagens nas diversas áreas do conhecimento humano.
   A gamificação pressupõe a utilização de elementos tradicionais dos games, como narrativa, sistema de feedback e de recompensas, níveis, conflito, cooperação, competição, objetivos e regras claras, tentativa e erro, diversão, interação, interatividade, entre outros, em atividades que não são diretamente associadas a games, tendo em vista obter a motivação e o envolvimento, em geral, encontrados nos jogadores, quando em interação com bons games.
   Para aplicar a gamificação em processos de ensino e aprendizagem, algumas linhas gerais podem ser tomadas como ponto de partida, tais como: disponibilizar diferentes experimentações, incluir ciclos rápidos de feedback, aumentar a dificuldade das tarefas conforme a habilidade dos alunos, dividir tarefas complexas em outras menores, incluir o erro como parte do processo de aprendizagem, incorporar a narrativa como contexto dos objetivos, promover a competição e a colaboração nos projetos e levar em conta a diversão.
   Uma vantagem é possibilitar que estudantes consigam entender o efeito de suas ações e aprendizagens, na medida em que fica mais fácil compreender a relação das partes com o todo, como acontece nos games. Da mesma forma, um dos objetivos principais da gamificação é fazer com que os indivíduos percebam que suas ações contribuem para algo maior e mais importante.
  A aprendizagem baseada em jogos digitais está de acordo com as necessidades e os estilos de aprendizagem da geração atual, pois é divertida e versátil, podendo ser adaptada a quase todas as disciplinas, informações ou habilidades a serem aprendidas e, quando usada de forma correta, é extremamente eficaz.


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