segunda-feira, 27 de outubro de 2014

PhTE - Simulações interativas

   O Projeto PhET (Physics Educational Technology) é um laboratório que possui inúmeras simulações de experimentos ciêntíficos, onde são atualizados periodicamente. O software foi desenvolvido por uma equipe da Universidade do Colorado em Boulder (University of Colorado at Boulder) localizada nos Estados Unidos da América. 
   As simulações do Projeto PhET são modular suficiente para que possam ser usados em vários contextos, desde aulas do ensino médio até o ensino superior. O código é livre (GPL) e a licença para redistribuição do conteúdo do site é Creative Commons (não-comercial). Quase todas as simulações estão disponíveis e tem 54 applets em português, nas área de Física, Biologia, Química, Ciências da Terra e Matemática. É possível baixar todos os contéudos do site ou simulações individuais para uso offline.
As simulações do Phet são escritos sobretudo em Java e distribuido usando a tecnologia "Web Start", uma alternativa mais robusta às tradicionais 
   O principal objetivo das simulações é proporcionar aprendizagem ativa por meio de exploração, dando a possibilidade ao aluno de construir os seus próprios significados e entendimentos, as simulaçoes PhTE animam o que é invisivel ao olho através do uso de gráficos e controles intuitivos, tais como clicar e arrastar a manipulação, controles deslizantes e botão a rádio, oferecendo instrumentos de medição, incluindo réguas, cronômetro, voltímetros e termômetros.