segunda-feira, 20 de maio de 2013

Calcule Mais


 O Calcule Mais é um site especializado em um único assunto: matemática. São mais de 760 videoaulas gratuitas, dirigidas aos candidatos que prestam concursos públicos e vestibulares ou querem pontuar bem no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). 
Idealizado por um jovem de 22 anos, Vandeir Vioti dos Santos, o material online teria chamado a atenção até do MEC (Ministério da Educação). O estudante contou que o órgão o procurou para adicionar as videoaulas de matemática ao conteúdo do BIOE (Banco Internacional de Objetos Educacionais) e do Portal do Professor
Vandeir é formado em tecnologia de automação industrial. Ele também está no último ano de engenharia elétrica e no penúltimo ano de licenciatura em matemática em outra instituição.


Reforço gratuito

Antes do Calcule Mais, o universitário dava aulas de reforço de matemática e de concursos públicos para alunos com pouca formação educacional, como porteiros e faxineiras, que trabalhavam durante o dia e viravam a noite para estudar. Durante esse convívio, Santos se deu conta de que o grupo queria mudar de vida, mas não havia muitas opções disponíveis. Os cursinhos preparatórios eram pagos e eles não tinham dinheiro para bancá-los.
A ideia do site surgiu quando o universitário descobriu o educador Salman Khan, mundialmente conhecido por conta de suas videoaulas de matemática e ciência. "Quando vi, pensei, perfeito! Quero fazer algo igual. Na época não tinha recurso nenhum, mas comecei a preparar as aulas."
As questões são retiradas de provas do Enem, de concursos públicos e de livros do ensino fundamental, médio e superior. Depois de selecionadas, elas viram apresentações em vídeos com a ajuda de uma mesa de edição digitalizada. Santos quer se tornar professor universitário no futuro.


Prática leva ao aprendizado

Como norma, ele posta uma grande quantidade de exercícios resolvidos para ajudar o processo de aprendizado. A teoria é em menor volume. "Quando o enunciado de uma questão muda um pouco, o aluno já não consegue resolver o problema só com a teoria. Ele precisa treinar."
Até agora, o Santos só obteve apoio da empresa Gets Design, que reformulou o layout do site de matemática. Ele tem esperanças de ser patrocinado no futuro para se dedicar mais ao projeto gratuito de ensino a distância. "Quero transformar o Calcule Mais na maior plataforma de matemática do Brasil", sonha.

Site Calcule Mais: http://calculemais.com.br/
Fonte : http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/05/04/estudante-ensina-matematica-pela-internet-tire-duvidas-mais-comuns.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário